Começo de ano é sempre um bom momento para traçar metas e objetivos. Vamos lá?

Confira 3 passos básicos para você começar a empreender do zero em 2019

1- Conheça suas habilidades e defina o seu negócio

Pode parecer estranho (ou não), mas o 1º passo para empreender é você se conhecer. Você precisa saber o que gosta, no que é bom. Afinal, se vai começar seu próprio negócio e se dedicar a ele, o melhor é que seja algo que tenha a ver com você e faça sentido na sua vida. Pense no que te move, o que ama fazer, que tipo de impacto quer causar. Escreva em um papel como você pode ajudar as pessoas. Qual a solução que você quer oferecer com seu negócio. Utilizando tudo que você já sabe, seus talentos, pense no produto ou serviço que poderá fazer a diferença. Procure aliar aquilo que gosta com uma necessidade do mercado.

2- Faça um plano de negócio

Depois que você escolher o serviço ou produto que irá solucionar alguma dor específica do público que escolheu, é hora de pensar no seu plano de negócios.

Qual sua estratégia para produzir e entregar esses produtos ou serviços? Pense nos recursos que serão necessários, de quais equipamentos vai precisar ou quais conhecimentos você precisa ter. Estruture seu modelo de negócios em uma única folha de papel e escreva seu planejamento de custos para equilibrar os gastos e receitas.

3- Mão na massa

É hora de por os planos em ação! Fale com sua rede de contatos e comece com o que você já tem. Conforme você tenha feedbacks e resultados, poderá direcionar e aperfeiçoar seus trabalhos e ampliar os investimentos, profissionalizando seus serviços e produtos. Procure se desenvolver com ajuda de especialistas. Faça um plano de negócios mais detalhado, com novas fontes de financiamento, até abrir a empresa legalmente. Equilibre preparação com ação. Afinal, tudo começa com um primeiro passo. E bom trabalho!

Escrever um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *