Nada melhor do que estar presente

Fim de ano é uma época de muita empolgação, não é mesmo? São os presentes, férias, comidas e festas: muitas festas! (E as piadas de tiozão, então? Nem se fala!) Tudo isso é realmente muito bom, mas você já refletiu quais os impactos dessas ações para o planeta? Seria possível passar por esse momento do ano buscando sermos mais sustentáveis? O desafio que propomos é que você reflita o que realmente precisa antes de comprar.

Claro que consumir faz parte de nossas vidas, porém vale a reflexão de como melhorarmos nosso estilo de vida. Mais do que o preço, qual o significado do que você irá comprar? Se não for possível você fazer seus presentes, que tal comprar um produto artesanal feito por comunidades, cooperativas ou instituições do terceiro setor?

Ao comprarmos objetos feitos com matéria-prima reciclada estamos reduzindo a quantidade de lixo produzido. Ao mesmo tempo, é possível encontrar lindas peças reutilizadas em brechós, feiras, sites ou aplicativos.

Por fim, vale considerar se o fabricante que você irá comprar é ambientalmente responsável. Vale a pena valorizarmos quem está colocando atenção a esses pontos tão importantes para o planeta, não é mesmo?

As festas e as piadas de tiozão vão ter outro sabor também se você buscar comprar alimentos cultivados em sua região, como frutas, legumes e verduras da época, evitando desperdício e custos maiores com transporte. Calcule bem as estimativas de comida, quanto menos desperdício, melhor para o planeta. E se sobrou comida na ceia do dia 24, por que não o deixar o almoço do dia 25 garantido?

Escrever um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *