Saiba qual é o mais seguro e qual aumenta a longevidade dos alimentos

Seja para consumo próprio ou para venda, para casa ou estabelecimento. Não importa a finalidade, na hora de armazenar os alimentos em recipientes, qual é melhor? Plástico ou vidro? Descubra agora qual a melhor maneira de guardar seus alimentos sem interferir no sabor e qualidade do produto.

A maioria dos potes de plástico são fabricados a partir do petróleo e o seu contato com o alimento acaba liberando algumas toxinas. Há estudos voltados para a substância Besfenol A, que interfere na produção de hormônios e funcionamento do sistema nervoso. Porém existem alguns recipientes de plástico sem o Besfenol A, eles são um pouquinho mais caros que os tradicionais, mas valem a pena.

É bom lembrar que os potes de plásticos adquirem manchas e rachaduras com mais facilidade, aumentando o descarte e prejudicando o meio ambiente. O plástico demora cerca de 450 anos para se decompor.

Já o vidro não tem nenhuma reação quando entra em contato com o alimento e o seu poder de conservação é maior. Quando bem higienizado, você pode até reaproveitar potes de produtos que já consumiu. Fique atento na hora de colocar os alimentos nos recipientes de vidro, pois muitos possuem a tampa plástica, então sempre deixe um espaço entre o alimento e a tampa.

Os potes de vidro costumam ser mais caros que os potes de plástico, porém quando bem conservados, a sua vida útil é bem maior, compensando o investimento. Faça essa troca aos poucos e traga mais qualidade para sua vida ou para o seu estabelecimento.

 

Escrever um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *