Em tempos de crise econômica o cooperativismo surge como uma boa possibilidade para empreendedores saírem da crise. Mas você sabe o que ele é e como funciona? Trata-se de um modelo econômico colaborativo. Nele, as pessoas trabalham de forma cooperada, ou seja, em conjunto, a partir de interesses em comum. Seja na área de consumo, educação, saúde, entre outros…Aqui, a ideia é que todos possam se beneficiar, obtendo melhores resultados e mais economia.

O cooperativismo como solução para o empreendedor

Ao fazer uma compra conjunta, por exemplo, é possível negociar preços mais baixos e condições de pagamento diferenciadas. Isso faz com que os lucros de todos aumente.

Por isso, para quem está começando um novo negócio, associar-se a uma cooperativa pode ser uma boa ideia. É como diz aquele velho ditado, “a união faz a força”. O empreendedor pode combinar diferentes competências e oferecer produtos melhores.

Para quem se interessou pela ideia, verifique se já existe uma cooperativa em sua região, pois é possível entrar em uma já existente. Caso não exista, você pode se preparar para abrir uma cooperativa, observando as necessidades locais e viabilidade econômica do negócio. Ao final, um grande diferencial nesse modelo de trabalho é saber atuar em equipe. Cada participante precisa ter bem definida sua função no grupo.

Escrever um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *