Cada vez mais as pessoas buscam por alimentos alternativos e saudáveis especialmente devido ao aumento de restrições alimentares como intolerância a glúten e lactose. Pensando nisso, novos nichos e oportunidades de mercado surgem, especialmente na páscoa em que podem ser feitos muitos chocolates e salgados para esse público. Que tal investir na produção desse tipo de alimentos em seu negócio?

Alimentos sem glúten

Segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil são intolerantes ao glúten, proteína encontrada no trigo, no centeio, na aveia, na cevada e no malte. O glúten contribui na consistência da massa de pães, bolos e biscoitos. Atualmente, é possível fazer receitas de chocolate, bolos, e ovos da Páscoa sem glúten, atendendo e saciando esse público.  

Alimentos sem lactose

A lactose, por sua vez, é o principal açúcar presente no leite. Muitas pessoas apresentam dificuldades para ingeri-la, o que levam a procurar produtos que apresentam uma enzima chamada lactase, capaz de quebrar a lactose e facilitar na digestão. Você pode pensar ainda em fazer chocolates e ovos de chocolate a base de leites vegetais, feitos com ingredientes como coco, soja, arroz, quinoa, amendoim, amêndoas ou castanha de caju.  

Alimentos diet e light

De forma geral, os alimentos diet apresentam quantidades reduzidas de açucares, geralmente sendo alimentos indicados para diabéticos. 

Já os alimentos light são reduzidos em até 25% do valor calórico quando comparado a versão tradicional, apresentando menos açúcar e gordura. Por isso, são indicados para quem quer emagrecer.

Então vale a pena pensar em ovos da Páscoa entre outros doces diets e lights para fabricar e vender.                                                                                                                                         

Alimentos integrais

Os alimentos integrais são aqueles que mantiveram sua estrutura no processo de industrialização, por isso não perderam vitaminas, minerais e fibras. Esse tipo de alimento é importante para quem procura emagrecer, pois o organismo demora mais para ingerir as fibras, dando a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, o açúcar desses alimentos é liberado aos poucos, sendo muito importante para pessoas com Diabetes ou até em sua prevenção.

Inove no seu negócio:

Você pode criar estabelecimentos focados nesses alimentos especiais, ou simplesmente oferecer opções de produtos para essa público, como pães, salgados, sopas, sorbets, bolos, brownies, brigadeiros, tortas, cookies, além de bebidas quentes e frias, tão saborosas quanto às tradicionais.

Além de contribuir para as pessoas que possuyem essas restrições alimentares, é uma ótima forma de se destacar frente a concorrência e divulgar seu trabalho por si só.

Vale ressaltar a importância de consultar uma nutricionista para acompanhamento e orientação da produção ou ainda, da própria definição da dieta alimentar.

Escrever um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *