Comece seu negócio pelo caminho certo e sem errar

Você já sabe as vantagens de ser MEI, já sabe que empreender pode ser a solução para os seus problemas, mas como começar a empreender? Qual é o primeiro passo? Hoje eu vou te ajudar (e te inspirar) a dar o pontapé inicial.

Depois de escolher o segmento que deseja atuar, faça uma ampla pesquisa. Veja como esse tipo de negócio se comporta no Brasil e depois na sua região, faça uma análise da concorrência e tenha um bom planejamento. Não se esqueça, faça muita pesquisa.

O planejamento será o seu melhor amigo! Ele irá definir os seus próximos passos como: orçamento, pontos fortes e fracos e muitos outros tópicos essenciais para o seu sucesso. Lembre-se de ser sensato na hora de fazer o seu planejamento, vamos trabalhar com a nossa realidade.

Um outro ponto que merece bastante atenção são as finanças. Dentro do seu planejamento, adicione um controle financeiro detalhado de todas as despesas do seu negócio. Não misture as finanças pessoais com as finanças da empresa e com as dos sócios (se houver), pesquise bem os seus fornecedores e sempre compare o custo-benefício.

Invista bastante em marketing, afinal a propaganda é a alma do negócio e não tem verdade mais absoluta que essa dentro do universo empreendedor. Faça um bom marketing digital, caso não possa contratar alguém para fazer isso por você, faça cursos online, mas não deixe o marketing digital de lado. Esteja bem ranqueado nas páginas do Google e sempre abasteça suas redes sociais com um bom conteúdo. Além de divulgar o seu negócio, você aproxima as pessoas.

Por fim, estabeleça as suas metas, mas seja realista. Não fuja do seu plano de negócio e assim que conquistar uma meta, trace uma nova. Saiba escutar o seu cliente, ele pode ser seu principal ajudante na hora das metas, afinal é ele que você quer atingir.

Agora pegue papel e caneta, respira, se inspira e comece a empreender!

Um forte abraço e até a próxima.

Escrever um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *